COLONOSOCOPIA

O QUE É COLONOSCOPIA?
É um exame indicado para avaliar o final do intestino delgado (íleo) e o intestino grosso (cólon). Tem como objetivo avaliar a mucosa desses órgãos identificando alterações como pólipos, divertículos, tumores e outras lesões. É um exame indicado na prevenção do câncer colo retal.

COMO É FEITO A COLONOSCOPIA?
O exame é realizado com sedação intravenosa. Um aparelho flexível com uma câmera na ponta (colonoscópio) é introduzido pelo reto do paciente. Para a realização do exame é necessário que se faça um preparo intestinal para remover todos os resíduos do interior do cólon. O preparo intestinal é realizado através de dieta e uso de laxativos conforme o protocolo do serviço de endoscopia.

QUAIS OS RISCOS DA COLONOSCOPIA?
A colonoscopia é um procedimento seguro. As complicações podem decorrer do preparo intestinal (náusea, vômitos, mal-estar, distensão abdominal, desidratação), da sedação (cardiopulmonares, alergias) do exame e dos procedimentos complementares realizados (hemorragia, perfuração intestinal).

QUAIS AS ORIENTAÇÕES PARA APÓS O EXAME?
Após um período de recuperação da sedação o paciente pode ter alta. É importante estar acompanhado de um adulto responsável uma vez que a sedação pode alterar a capacidade de raciocínio e reflexos no dia do exame. No dia seguinte ao exame já é possível retornar as atividades habituais. Após o exame o paciente já pode voltar a sua dieta habitual.

RELACIONADOS

Hospital das Nações - Curitiba

Hospital Vita - Curitiba