O QUE É ENDOSCOPIA?
É um exame indicado para avaliar estruturas do trato digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno). Tem como objetivo avaliar a mucosa desses órgãos identificando doenças como esofagite, gastrite, duodenite, úlceras e tumores.
COMO É FEITA A ENDOSCOPIA?
O exame é realizado com sedação intravenosa. Um tubo flexível com uma câmera na ponta (endoscópio) é introduzido pela boca. Para realizar o exame é necessário que o estômago esteja vazio. O jejum completo deve ser de no mínimo 8 horas. Antes do exame é necessário preencher o termo de consentimento e a ficha anestésica.
QUAIS OS RISCOS DA ENDOSCOPIA?
A endoscopia é um procedimento seguro. No entanto raramente pode apresentar complicações anestésicas, cardiopulmonares, hemorragias, laceração e perfuração do tubo digestivo superior e infecções.
QUAIS AS ORIENTAÇÕES PARA APÓS O EXAME?
Após um período de recuperação da sedação o paciente pode ter alta. É importante estar acompanhado de um adulto responsável uma vez que a sedação pode alterar a capacidade de raciocínio e reflexos no dia do exame. No dia seguinte ao exame já é possível retornar as atividades habituais. Após o exame o paciente já pode voltar a sua dieta habitual.